Buscar
  • Marcio Menezes

Filme, Música ou Notícias?


O que é mais fácil na hora de praticar o ouvido no Inglês?

Esta é uma dúvida frequente que os alunos me trazem, então vamos aos fatos:

1- FILMES

Filmes podem ser uma boa fonte de conteúdo para a prática de Listening,

mas trazem alguns problemas que você precisa saber:

- Filmes de época ou que tragam linguagem muito antiga não são os mais indicados. Procure algo mais contemporâneo.

- Geralmente estudantes iniciantes encontrarão muita dificuldade com os filmes ( indico mais para alunos de nível médio pra avançado.

- O problema com filmes é que você precisa processar muita coisa ao mesmo tempo : Seu cérebro estará sobrecarregado com o entendimento do idioma e ao mesmo tempo com o contexto da estória que por dinâmica muda o tempo todo.

2- MÚSICA

A grande vantagem da música é que a associação da melodia com a letra é uma festa para o cérebro. A fixação é muito mais fácil. Música é excelente para se fixar frases prontas. Mas é preciso observar alguns pontos:

- Compositores tem o que chamamos de licença poética. Vários alunos me trazem este tipo de argumento: " ahh, mas como isto está errado? Eu ouvi na música da Beyoncé. Então, a Beyoncé é um clássico exemplo de uma cantora que assassina a gramática sem pudor. E tudo bem... ela está no papel dela e usando da tal " licença poética".

- Prefira as músicas mais lentas. Por motivos óbvios elas são mais fáceis de entender no início.

- Não sei se você gosta de Beatles. Mas as músicas do Beatles parecem que foram feitas para alunos de inglês iniciantes. São muito fáceis.

3- NOTÍCIAS

Notícias trazem o duplo benefício de te manter atualizado e praticar o listening ao mesmo tempo, mas aqui também vale algumas dicas:

- Alguns âncoras falam muito rápido. Se você estiver utilizando o YOUTUBE, há um botão redondo abaixo de todo vídeo que quase ninguém conhece a função. Ali você pode diminuir a velocidade do vídeo o que pode lhe ajudar na hora de ouvir uma notícia.

- Uma das vantagens das notícias é que não existe uma retórica complexa a ser seguida, uma vez que o âncora dá uma notícia de cada vez. Isso facilita. No filme, essa dinâmica é muito mais complexa.

- Aqui também vale uma dica que serve para todos acima. Escolha notícias sobre assuntos que realmente lhe interessem. Motivação é importante e seja qual for o material que você escolher para praticar o ouvido no Inglês, ela deve estar presente. Sempre.

#LISTENING

0 visualização

Rua Apinajés, 1967
Perdizes -São Paulo, SP 

mmcesar21@hotmail.com

  • Facebook Social Icon

Tel: (11) 963584488

© By Marcio Menezes- Copyright 2019