Sou muito velho pra aprender inglês?


É muito comum ouvir as pessoas lamentando não terem tido a oportunidade do aprendizado na infância. De acordo com essa crença, se você teve sorte de aprender outro idioma quando era criança muito que bem. Se não, caso perdido... Bem, vamos por partes:

. A laterização de um dos lados do cérebro que ocorre com a idade, levou pesquisadores a elaborarem a seguinte hipótese: as crianças , devido a plasticidade de seus cérebros ainda em formação teriam mais facilidade na aquisição de idiomas, uma vez que o processo envolve ambos lados, enquanto para a maior parte dos adultos a linguagem está em um hemisfério , geralmente o esquerdo, mais racional e lógico.


3 tipos de Bilíngues


1- Bilíngues Compostos - Crianças

As crianças são capazes de formar 2 códigos linguísticos ao mesmo tempo com um único conjunto de conceitos aprendendo o idioma nativo e o idioma estrangeiro conforme descobre o mundo ao seu redor. Linguístas denominam crianças como : " Bilíngues Compostos". Elas tem o "HD" zerado e disposto a absorver toda e qualquer informação disponível, em duas línguas ao mesmo tempo. A plasticidade de seus cérebros ainda em formação ajuda muito no processo.


2- Bilíngues Coordenados- Adolescentes

Por outro lado, um adolescente que já desenvolveu o próprio idioma e entra em contato com outro idioma na adolescência trabalhará 2 conjuntos de conceitos alternadamente. Adolescentes são considerados bilíngues coordenados, justamente porque formaram os códigos em momentos diferentes da vida, mas alternam entre um e outro sem problemas.


3- Bilíngues Subordinados- Adultos

Os adultos são denominados por estes linguistas como "Bilíngues Subordinados" porque tendem a filtrar o entendimento do idioma estrangeiro através de sua língua nativa. Por este motivo é que nos apoiamos na língua nativa pra entender a língua estrangeira e usualmente buscamos a tradução como forma de apoio. Por isso, esqueça aquela argumentação muito usada ultimamente de que a criança aprende a falar antes de ler e que o mesmo processo serviria também para você. Não funcionará da mesma foma. O aluno tem um Método mais específico para seu cérebro já "ocupado" pela língua materna.

Por isso, não adianta aplicar certos métodos desenvolvidos para crianças em adultos e vice-versa , esperando que se tenha os mesmos resultados em condições absolutamente diferentes.


Afinal , sou muito velho para aprender Inglês?


Tive alunos adolescentes e alunos na faixa etária de 65 anos de idade. Cada um apresenta suas particularidades, por exemplo, enquanto o adolescente tem maior facilidade de memorização, o adulto tem uma vantagem enorme pois tem mais foco! Saber qual método e técnica aplicar para cada um é que faz toda a diferença; Ninguém é velho para aprender uma nova língua e embora crianças levem alguma vantagem, adultos podem e devem iniciar em qualquer idade. Basta ter entusiasmo e por mãos à obra !

Se você gostou do assunto , assista o vídeo no link abaixo que fala sobre o assunto. E mande suas dúvidas para mmcesar21@hotmail.com ou no whatsap 11-963584488


Legendas disponíveis. Ative-as se necessário e Enjoy it!


#idioma #inglês

78 visualizações

Rua Apinajés, 1967
Perdizes -São Paulo, SP 

mmcesar21@hotmail.com

  • Facebook Social Icon

Tel: (11) 963584488

© By Marcio Menezes- Copyright 2019