Buscar
  • Marcio Menezes

Listening- Modo de usar

Atualizado: há 2 horas



1- Escolha o material certo. O material certo ser adequado ao seu nível de inglês. Não adianta colocar de 8 níveis acima da sua capacidade. Forçar esta barra não vai ajudá-lo em nada.

2- Sotaque faz diferença .

Não adianta você praticar LISTENING com um cara da Escócia falando. De forma geral, nós brasileiros estamos muito mais habituados a escutar inglês americano do que inglês europeu. Fique com os americanos ou quando muito os canadenses. Entenda que o sotaque é um ruído. E obviamente seu ouvido está mais alinhado com o Inglês que escuta com frequência.






3- Entrevistas ou Notícias são mais fáceis que filme e séries

A dinâmica do jornal de notícias ou de uma entrevista são mais tranquilas. Palestras também são bem vindas no início. Aliás recomendo muito qualquer discurso do Obama. Ele fala de forma clara e muito compreensível. É um excelente comunicador.

4- Sua memória imediata ficará prejudicada no início. É normal. E o motivo é simples: seu cérebro está sobrecarregado com processamento da informação e não sobra espaço para a memória de curta duração. Não se preocupe. Isso melhora com o tempo.

5- Feche os olhos. Já ouviu falar que os cegos tem uma percepção auditiva mais aguçada?. Sim. Dos 4 sentidos o mais poderoso é a visã

o. Ela ocupa muito HD. Desligá-la temporariamente colabora muito para favorecer a capacidade auditiva.

6- Pratique bastante a atividade do Dictation.

Há ótimos sites com trechos curtos de Listening falados na velocidade normal e depois na velocidade lenta, para que você transcreva o trecho. Este exercício é excelente e além de treinar seu Listening, treina também sua ORTOGRAFIA ( a escrita das palavras).Segue aqui o link para um bom que costumo usar em aula: https://www.learnenglish.de/dictationpage.html

7- Legendas em inglês- audio em InglÊs .

Legendas em Inglês no início são como aquelas rodinhas que nossos pais colocam na nossa bicicleta quando ainda estamos treinando nosso equilíbrio. Elas ajudam e depois você pode gradualmente retirá-las e andar sem elas.

8- Há uma coisa que chamamos de DELAY ( atraso) entre o ouvir e o compreender. No início este delay é maior, mas com o tempo a tendência é ele diminuir. É muito comum no início que enquanto estamos ouvindo a próxima frase ainda estejamos tentando compreender a que passou. Somente a prática continuada com exercícios frequentes e bem preparados para o seu nível , diminuirá este delay.

Lembre-se . A idéia é facilitar o processo de aquisição desta habilidade. Não dificultá-la. E usando estas dicas acima você estará justamente tornando o alcance do LISTENING muito mais fácil e acessível.

#FluênciaVerbal #Proficiência #LISTENING #Sotaque #dictation #LegendasemInglês

0 visualização

Rua Apinajés, 1967
Perdizes -São Paulo, SP 

mmcesar21@hotmail.com

  • Facebook Social Icon

Tel: (11) 963584488

© By Marcio Menezes- Copyright 2019