Buscar
  • Marcio Menezes

Fluência ou Proficiência?


Para muitas pessoas que iniciam o estudo de um novo idioma, a Fluência Verbal- também chamada de SPEAKING é o ponto máximo a ser atingido. Mas afinal, uma pessoa que fala inglês, mas não lê e nem escreve não seria uma pessoa Analfabeta em Inglês?

A FLUÊNCIA VERBAL é uma habilidade importante mas é apenas 1 das habilidades que está contida na PROFICIÊNCIA que é o domínio das 4 habilidades : 2 Ativas -(FALA E ESCRITA) e 2 Passivas ( LEITURA E AUDIÇÃO).

E não só o SPEAKING é apenas 1 das 4 habilidades contida naquilo que chamamos PROFICIÊNCIA mas elas também precisam ser equiparadas. Na FIGURA ACIMA DA ESQUERDA, você vê um caso clássico e muito comum de alunos que chegam ao doutorado com uma carga razoável de leitura em inglês e muito pouca prática do listening, writing ou speaking. A FIGURA ACIMA DA DIREITA representa o equilíbrio entre as habilidades.

Por exemplo, a atividade de WRITING reforça a habilidade do SPEAKING. Quando praticamos o writing em inglês temos tempo de formular e pensar estruturas que não temos tempo quando falamos. E acabamos nos apropriando e desenvolvendo essas estruturas que também servirão para a formulação de frases no SPEAKING.

TESTES DE PROFICIÊNCIA TOEFL ou IELTS ou tantos outros como Cambridge e BULATS exigidos nas Universidades testam a PROFICIÊNCIA que é o domínio das 4 habilidades que lhe permitirá assistir aulas, fazer ou apresentar trabalhos exigidos nos cursos e interagir


0 visualização

Rua Apinajés, 1967
Perdizes -São Paulo, SP 

mmcesar21@hotmail.com

  • Facebook Social Icon

Tel: (11) 963584488

© By Marcio Menezes- Copyright 2019