Buscar
  • Marcio Menezes

ING é sempre GERÚNDIO?


Para quem estuda ou já estudou INGLÊS o ING é um velho conhecido. ele corresponderia ao nosso gerúndio. Sendo assim, por exemplo TO WORK significaria TRABALHAR. Ao se adicionar o ING, temos a formação do gerúndio: WORKING = TRABALHANDO. Mas a leitura é sempre esta mesmo? A resposta é NÃO. E isso é foco de várias confusões que os estudantes fazem no INGLês. Para não fazer confusão vamos tomar como norma a seguinte regra. Se o verbo vier antecedido de TO BE ele é um gerúndio. Caso contrário, não.

Exemplo: A frase " Eu estou trabalhando" em inglês fica " I am working" . É exatamente como construímos em português. Ninguém diria : Eu trabalhando, eu comendo, eu estudando. Portanto, a frase completa necessita do EU ESTOU, que no inglês seria I AM ( to be verb). Então fica resolvido. Se a frase vier com TO BE VERB antecedendo o verbo principal , trata-se de um GERÚNDIO. E quando não vier? Vamos ver 3 situações abaixo em que o verbo leva o ING ao final, mas não é lido nem interpretado como um gerúndio. Ele está acrescido de ING apenas para atender uma regra gramatical:

1- Depois de alguns VERBOS como : Stop, finish, postpone, consider, admit, deny, avoid, risk, imagine, fancy. Exemplo: STOP TALKING! I am working.

2- Depois de PREPOSIÇÃO: Exemplo: He is late ON DOING his homework.

3-Depois de algumas EXPRESSÕES COMO: Have difficult DOING something.

Nestes casos a leitura e interpretação que se faz do verbo com ING não deve ser a do gerúndio. SEndo assim, no primeiro exemplo a interpretação é : PARE DE FALAR. Eu estou trabalhando( e não "pare de falando").

O Assunto é bem abordado no Livro Essential Grammar in USe do Raymond Murph, que para mim é a Bíblia dos Livros de Gramática em Inglês. É um assunto extenso , mas que vale alguma dedicação em torno para melhorar sua leitura em Inglês.

Fica a dica!

#inglÊs #TOBEVERB

0 visualização

Rua Apinajés, 1967
Perdizes -São Paulo, SP 

mmcesar21@hotmail.com

  • Facebook Social Icon

Tel: (11) 963584488

© By Marcio Menezes- Copyright 2019